Blog SuparaSoy
Busca
31 mar | ter 2009

Leite de Soja Aumenta "Bom" Colesterol e Previne Doenças Coronarianas

  • 1)Consumir um litro de leite de soja diariamente pode reduzir doenças cardiovasculares causadas pelo colesterol?. Trabalho desenvolvido na Unifesp mostrou que a ingestão de leite de soja light industrializado reduziu de 3,5% a 6,4% o LDL – o chamado mau colesterol – e aumentou em 10% o HDL, apelidado de bom colesterol.
  • 2)Baixos níveis de HDL estão relacionados a maior risco no desenvolvimento de doenças coronarianas? Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstram que mais de 12 milhões de pessoas morrem anualmente por doenças do coração e acidentes vasculares cerebrais. Apenas 7% dos brasileiros com problemas de colesterol necessitam de tratamento à base de medicamentos e todos os demais poderiam ser beneficiados pela introdução do leite de soja na alimentação.
  • 3) Como foi conduzido o estudo? O estudo foi feito com 60 pacientes entre 2001 e 2003 na Unifesp. De acordo com os dados, o valor médio de LDL baixou de 163mg/dl para 147mg/dl. Mas a mudança mais significativa ocorreu com o HDL, que evoluiu de 56mg/dl para 62mg/dl com a ingestão diária de um litro de leite de soja.
  • 4)Qual é O índice total de colesterol (HDL + LDL) considerado normal para quem não tem problemas coronarianos? Este índice deve ser igual ou inferior a 210mg/dl.
  • Autores:
    Dra. Liliana Paula Bricarello
    Nutricionista, docente de cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário São Camilo, diretora científica do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) e membro do Conselho Regional de Nutricionistas – 3ª Região (CRN-3).
    Prof. Dr. Francisco Helfenstein Fonseca
    Cardiologista e co-orientador da pesquisa
    Prof. Dr. Nelson Kasinski
    Cardiologista da Unifesp e orientador do trabalho
    Texto retirado do site: www.nutricaoempauta.com.br

2009 - Joaquim de Oliveira S.A. Participações

Todos os direitos reservados

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: Este produto não deve ser usado para alimentar crianças menores de 1(um) ano de idade, a não ser por indicação expressa de médico ou nutricionista. O alimento materno evita infecçães e alergias e deve ser mantido até a criança completar 2 (dois) anos de idade ou mais.

Josapar