Os pesquisadores da Universidade de Aberdeen entrevistaram duas mil grávidas sobre os hábitos
alimentares delas e depois acompanharam a saúde dos filhos por cinco anos.
Eles constataram que mães que comeram quatro ou mais maçãs por semana eram menos
predispostas a ter um filho asmático do que aquelas que comeram a fruta menos de uma vez por
semana.
O estudo foi apresentado na conferência da Associação Torácica Americana.
Peixe e eczema
A pesquisa também sugere que comer peixe durante a gravidez diminui os riscos de a criança
desenvolver eczema.
Os filhos de mulheres que tenham comido pelo menos uma porção por
semana de qualquer tipo de peixe durante a gravidez, cortaram pela metade o risco de
desenvolvimento de eczema, pelas crianças, nos primeiro cinco anos de vida.
O estudo não fornece nenhuma indicação consistente sobre os motivos para maçãs e peixes terem
estes efeitos positivos sobre a saúde das crianças. Nenhuma outra comida parece estar ligada a
quedas nos índices de asma e eczema.
No entanto, nutricionistas e médicos já sabem há muito tempo que a maçã pode ter efeitos
positivos sobre a saúde pulmonar dos adultos, possivelmente por conta de suas propriedades
antioxidantes. E peixes – particularmente aqueles mais oleosos – contém o elemento Ômega 3,
que também tem aparentes efeitos positivos sobre a saúde.
Mas pesquisadores sabem que é uma tarefa muito difícil revelar as ligações entre dieta materna e
saúde do bebê, devido ao grande número de outros fatores que influenciam no desenvolvimento
da criança.
Vitaminas
O projeto da Universidade de Aberdeen - financiado pela entidade beneficente "Asma no Reino
Unido" já tinha, no passado, revelado uma conexão entre a ingestão de vitaminas durante a
gravidez e a redução nos aparecimentos da asma em bebês.
Desta vez, eles admitem que a ligação entre maçãs e asma não é suficiente para provar em
definitivo que o consumo da fruta diminui a incidência da doença, mas ê um forte argumento a
favor de uma dieta balanceada durante os meses de gravidez.
"Pode haver outros fatores na saúde dos fetos destas mulheres que comem bastante maçã mas
claramente há uma associação (entre a doença e o consumo da fruta)", disse um dos líderes
da equipe de pesquisadores, Graham Devereux.
"E certamente é bem menos polêmico aconselhar mulheres a comerem mais fruta do que sugerir
que elas tomem mais vitaminas", conclui
Texto retirado do site:
http://www.nutricaoativa.com.br/conteudo.php?id=241