Blog SuparaSoy
Busca
13 jan | qui 2011

Invista nas cores para ter saúde

Você certamente já ouviu dizer que pratos coloridos fazem bem para a saúde. Mas você sabe exatamente que benefício cada cor pode proporcionar?


Os nutrientes dos alimentos não têm cor. Ou seja, não conseguimos saber se determinado alimento é rico em ferro, vitamina A, B ou C pela cor que ele possui.
Porém, todo o alimento possui algum tipo de pigmento, seja branco, verde, vermelho, amarelo etc. E os pigmentos possuem propriedades que favorecem a saúde do organismo.
Você já ouviu dizer, por exemplo, que as cenouras ajudam a ter uma pele mais saudável e até um bronzeado mais bonito? Pois bem, um dos motivos para isto acontecer é que a cenoura é rica em betacoreteno, um pigmento laranja capaz de se transformar em vitamina A. Outro exemplo? A longevidade propiciada pelos vinhos tintos deve-se também ao pigmento roxo das uvas, chamado antocianina, que combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento do organismo.

Para você aprender a usar as cores dos alimentos a seu favor separamos o quadro abaixo. Ele é parte de uma reportagem publicada na revista Mundo Estranho, da editora Abril.


Arco-íris à mesa. Quatro pigmentos de alimentos fazem bem à saúde


CORES - Amarelo, alaranjado, verde-escuro
PIGMENTO - Betacaroteno
FONTES - Mamão, manga, damasco, cenoura, abóbora, mandioquinha, brócolis, couve, escarola, almeirão, espinafre
BENEFÍCIOS - Pode se transformar em vitamina A caso o organismo precise. Fortalece o sistema imunológico e ajuda na prevenção do câncer (principalmente de pulmão) e da cegueira noturna, além de deixar a pele saudável



CORES - Vermelho
PIGMENTO - Licopeno
FONTES - Tomate (principalmente em forma de molho e ketchup), melancia, goiaba
BENEFÍCIOS - Antioxidante, combate os radicais livres, auxiliando na prevenção do câncer de próstata, de mama e no combate ao envelhecimento. Em conjunto com outros antioxidantes ajuda a diminuir o colesterol



CORES - Vermelho, roxo, azulado
PIGMENTO - Antocianina
FONTES - Uva, vinho tinto, framboesa, amora, açaí, beterraba
BENEFÍCIOS - Antioxidante, combate os radicais livres, ajuda na redução do colesterol, na prevenção do câncer e da aterosclerose (degeneração das artérias)



CORES - Branco
PIGMENTO - Antoxantina
FONTES - Soja, cebola, alho, couve-flor
BENEFÍCIOS - Antioxidante, combate os radicais livres, ajuda na redução do colesterol e na prevenção do câncer

2009 - Joaquim de Oliveira S.A. Participações

Todos os direitos reservados

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: Este produto não deve ser usado para alimentar crianças menores de 1(um) ano de idade, a não ser por indicação expressa de médico ou nutricionista. O alimento materno evita infecçães e alergias e deve ser mantido até a criança completar 2 (dois) anos de idade ou mais.

Josapar