Supra Soy

21 mar | qui 2013

A idade ideal para começar com atividades físicas

As crianças podem e devem praticar atividades físicas, no início, essas atividades devem ser mais lúdicas, sem competitividade, e devem ser vistas mais como uma brincadeira, do que uma regra ou obrigação. E os pais devem participar sempre que possível.

Antes dos 5 anos, as atividades devem ser completamente livres, como correr, andar de patins ou bicicleta, etc. E a partir dos 5 anos, já podem começar os jogos que possuem regras, mas ainda não é recomendado nada com competitividade, que para ser saudável deve ser aprendida após os 12 anos.

Algumas dicas de especialistas sobre como trabalhar as atividades físicas no dia a dia do seu filho:

De 6 semanas a 1 ano – Estimular com brinquedos que emitam sons; brincar de esconder e encontrar objetos (um lenço, uma tampa de mamadeira ou qualquer coisa que estiver à mão e seja fácil de colocar embaixo de almofadas ou atrás do corpo do adulto); cantar músicas gesticulando bastante e incentivando o bebê a imitar, de preferência inserindo o nome do bebê na letra; espalhar brinquedos pelo ambiente para que ele se mova para alcançá-los.

De 1 a 3 anos – Atividades que motivem a participação da criança, como teatro de fantoches ou de bonecos, que visem o equilíbrio, a flexibilidade e a independência, como dança livre ao som das músicas preferidas da criança.

De 3 a 5 anos – Exercícios que envolvam correr, pular, chutar, agarrar ou dançar. Exemplos: chutar e agarrar bolas livremente, “Corre Cotia” , “Meu Mestre Mandou” , pega-pega , esconde-esconde ou estátua.

De 5 a 8 anos – Atividades que, ao mesmo tempo em que envolvam correr, pular, agarrar e dançar, desafiem a criança. Exemplos: amarelinha , passa-anel , corrida das cores (diz-se o nome da cor e a criança deve correr para tocar algo daquela cor), carrinho de mão (uma criança se apoia no chão com as palmas das mãos enquanto a outra a segura pelos pés para uma corrida) ou corrida de sacos.

De 8 a 14 anos – Os pais devem apresentar a maior quantidade possível de modalidades esportivas para o filho e deixar que ele escolha em qual quer se especializar. Atividades sugeridas: natação, futebol, vôlei, basquete, handball, tênis, artes marciais, esgrima ou ginástica rítmica.

Aproveitem um domingo de sol para ir ao parque andar de bicicleta e reunir a família, além de ser um momento único, é um hábito saudável que será mantido pelas crianças, claro que para isso, essas saídas devem ter uma certa frequência.